Home / Destaque / As Praias

As Praias

Embora seja incompleto qualquer inventário que se faça de recursos da natureza, ao elencar aqueles que em Belmonte são considerados os mais significativos, não se pode esquecer as praias, esses espaços que têm fascinado o imaginário das pessoas ao longo dos tempos.

belmonte baiano de surf 127

No momento em que o turismo deixa de estar simplesmente relacionado com sol, areia, mar e sexo, típicos do turismo de massa, para dar lugar a equipamento, meio ambiente, entorno e acontecimento, a praia ainda é uma grande atração. De modo geral, alguns ambientes naturais têm figurado de maneira proeminente nos sonhos da humanidade de um mundo ideal: a floresta, o vale, a ilha e, de forma especial, as orlas marítimas. Assim, as praias do “mar moreno” de Belmonte em toda a sua extensão, com seu horizonte aberto para o mar, dão uma sensação de segurança e, ao mesmo tempo, convidam à aventura.

9bfa1df4077fcd8d1acc2e1a1e52d47f

A Praia de Mogiquiçaba, onde se localiza uma antiga povoação de pescadores, às margens da BA-001, encontra-se a 19 quilômetros de Belmonte, em direção a Santa Cruz Cabrália, e é considerada ideal para a pesca esportiva. Na linguagem indígena, Mogiquiçaba significa “pouso do rio das cobras”. Trata-se de um dos litorais mais piscosos da região, com duas nascentes naturais, ricos manguezais e com proximidade da Mata Atlântica.

barra

A Praia do Rio Preto é deserta e sombreada por extensos coqueirais, em frente a sítios particulares, e oferece boas condições para banho e caminhadas. A Praia do Mangue Alto é propícia para banho e pesca de molinete, caminhadas e prática do surf. Aí os visitantes podem observar a diversidade natural: brejo, restinga, manguezais e coqueirais. A Praia do Pontal, ou Praia da Barra, situa-se na foz do Jequitinhonha, onde ocorre o encontro do rio com o mar, com duas barras formando uma ilha no meio, o que favorece o banho de mar e de rio. Essa ilha é conhecida também como Praia do Meio e o acesso não é muito fácil.

ea_001_JPG_941339582

Um desafio para quem gosta de aventuras. A Praia da Barra Nova é quase deserta e apresenta uma bela paisagem em manguezais. É considerada boa para o banho no período da maré baixa e adequada para a prática do surf, na maré alta. Também serve para a prática da pesca de rede e de molinete, para captura do robalo e do camurim-açu. A Praia do Peso, apesar de ser ideal para banho, é pouco freqüentada. Belmonte é considerada a “capital do guaiamum”, porque o rio Jequitinhonha, no período de cheias, transporta argila para as margens, o que vai proporcionar um ambiente apropriado para o desenvolvimento desses caranguejos de coloração azul. Na Praia da Costa, reta e extensa, encontra-se o Monumento ao Guaiamu, em meio à extensão de areia repleta de coqueiros.

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Veja Também

Prefeitura de Belmonte divulga a programação dos dias de folia do Carnaval 2017

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do ...