Home / Destaque / Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra a Febre Amarela na Zona Rural

Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra a Febre Amarela na Zona Rural

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realiza durante o mês de fevereiro a vacinação aos moradores da zona rural, em especial, às pessoas que há mais de 10 anos não são imunizadas contra a Febre Amarela e necessitam atualizar a caderneta de vacinação.

De acordo com Tarcio Lapa, Secretario Municipal de Saúde, muitos moradores da zona rural devido à distância ou até mesmo esquecimento, não recebiam a vacinação dentro do cronograma estabelecido e com isso ficavam irregulares em relação à Imunização.

Para atender a demanda existente na área rural, equipes são montadas e as visitas acontecem em cada propriedade, para que o maior número de pessoas sejam imunizadas.

ZONA URBANA

Em relação a Zona Urbana, a vacina contra febre amarela é disponibilizada para todas as crianças a partir dr 9 meses de idade com um reforço aos 4 anos. Quem já tomou duas doses da vacina está imunizado.

A vacina contra a febre amarela é reconhecidamente eficaz e segura. Entretanto, eventos adversos podem ocorrer, como reações locais e sistêmicas, tais como febre, dor local, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor no corpo), dentre outros. Atenção especial deve ser dada quando, após administração da vacina de febre amarela, a pessoa apresentar dor abdominal intensa.

Os anticorpos protetores aparecem entre o sétimo e décimo dias após a aplicação, razão pela qual a imunização deve ocorrer 10 dias antes de se ingressar em área de transmissão.

A vacina é contraindicada para pacientes com baixa imunidade, exceto se em condição de risco iminente após avaliação médica, idosos acima de 60 anos ou doentes crônicos, casos também sujeitos a recomendação médica, gestantes, mulheres que estão amamentando e pessoas com alergia a ovo.

Fonte: portaldoguaiamum.com

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Veja Também

Santa Maria Eterna fornecerá matéria-prima para fábrica de vidro em Camaçari

A fabricante mexicana de embalagens de vidro, Vitro SAB CV, confirmou a manutenção do projeto ...